Translate...

August 20, 2013

Week 32...

E já só faltam oito... 

Esta semana tive as primeiras contracções... Não, não tive as contracções que antecedem o parto, mas sim as contracções Braxton Hicks, mais um dos sintomas mais comuns da gravidez. As características deste tipo de contracção são:
  • Acontecem só algumas vezes por dia, e não mais que duas vezes por hora.
  • Normalmente param quando muda de actividade: se passou muito tempo sentada, levante-se e caminhe. Se ficou muito tempo de pé, sente-se ou deite-se.
  • São irregulares, não rítmicas (sendo rítmicas, são-no apenas por um período curto de tempo).
  • Não são muito compridas: duram menos de um minuto.
  • Não vão aumentando de intensidade.
  • Podem atingir só uma parte da barriga.
  • Podem ser despoletadas pelos movimentos ou pela posição do bebé.
As contracções de Braxton Hicks podem variar de mulher para mulher. Enquanto há grávidas que não acham nada de mais, existem algumas mulheres que sentem algum desconforto (como aconteceu comigo...). Para sentir algum alivio podemos: 
  • Beber muita água. Desidratação pode gerar espasmos musculares, gerando uma contracção. Evite cafeína.
  • Praticar técnicas respiratórias. Respiração ritmada vai ajudar a aliviar o desconforto.
  • Deitar-mo-nos sobre o lado esquerdo quando se tem uma contracção. Isto deve ajudar a aliviar a dor e a manter-nos descansada.
  • Mudar a posição em que se está ou alterne de actividades durante um tempo enquanto se tiver uma contracção. Uma ligeira mudança no movimento por vezes faz desaparecer as contracções.
  • Urinar quando se precisa. A bexiga cheia pode causar contracções de Braxton Hicks.

Na terça fizemos a visita à maternidade e ficamos muito satisfeitos. Ao conhecer as instalações e os procedimentos gerais do parto e pós-parto, acabamos por de certa forma diminuir a ansiedade e contribuir um pouco para a nossa formação e mentalização acerca do grande dia D. No bloco de partos é possível que a grávida tenha um acompanhante ao longo de todo o processo de parto, e durante os dias de internamento, as novas mamãs têm formações em segurança automóvel, cuidados de higiene e amamentação. Não podíamos estar mais satisfeitos!!!

Esta semana tive outra das maravilhas na maternidade... Não é um assunto nada agradável de tratar, nem bonito, mas a verdade é que mais de metade das grávidas têm as afamadas hemorróidas (doravante tratada por "amiga"). Ora que na quarta à noite descobri que tinha uma nova amiga... achei eu que seria normal, que no dia a seguir telefonava para a linha 24 e me indicava, um pomada qualquer e eu ficava despachada.

Pensava eu... No dia a seguir nem me conseguia sentar, estava cheia de dores e já não sabia onde me havia de meter. Ora que era feriado e o Centro de Saúde estava fechado, e a ideia de ter que ir às urgências do hospital Só por causa de hemorróidas era coisa que não me apetecia mesmo nada. Liguei para a Linha 24 e fui aconselhada a ir ao hospital uma vez que os sintomas estavam a piorar. Ora fonix... o que eu queria era mesmo uma pomadinha e ficar sossegada no sofá, mas nada feito. 

Fui aguentado porque o meu Bruno estava a trabalhar e ao fim do dia lá fui eu. Desta vez, não me mandaram para as urgências da Obstetrícia, uma vez que não tinha nada a ver com o bebé, e fui encaminhada para a Cirurgia... Mais uma vez eu ia à procura duma pomadinha... uma pomadinha senhores... Depois de ter sido examinada pelo médico (e tendo em conta que era um feriado e estava montes de gente, até nem achei que nem demoraram muito a chamar-me...) ele explicou-me que eu tinha uma hemorróida trombosada.

O quê??? Bem, o médico lá me explicou o que era, e saiu da salinha. Eu fiquei à espera da tal pomadinha (sou mesmo crente...), até que ouvia a enfermeira a perguntar ao médico: "Oh Dr. o tabuleiro está pronto, qual é o número do bisturi que quer?" Ia caindo da marquesa... mesmo... Bisturi, mas qual bisturi? Eu quero uma pomadinha senhor doutor... Não irei entrar em pormenores, mas posso dizer que entre a anestesia e corte com o bisturi n.º 11 não foi nada bonito, muito menos agradável. Passei o resto da semana deitada à espera que a minha amiga cicatrizasse e encolhesse...Estou quase fina ;)


Credits babycenter.com

No comments: